Making-of da Fotografia e Video de Casamento na Suiça e Portugal | David & Marta

Videógrafo de Casamento Porto, Portugal


Este post serve para responder a uma questão que nos colocam muitas vezes: o vídeo é assim tão importante no dia do casamento? Devo escolher os dois serviços? É melhor do que a fotografia?

Desde o início dos The Storytellers que fiz questão de ter fotografia e vídeo no projecto. Sempre acreditei que ambas as artes comunicam de forma diferente. A fotografia será sempre um momento estático, o qual podemos contemplar e sentir num único fragmento (partindo do pressuposto que gostam da mesma, claro!).

O Vídeo expressa-se de uma forma diferente, em termos de dinâmica, afinal de contas, são muitas imagens por segundo. Temos ainda o som, outro poderoso elemento sensorial, capaz de nos remeter para muitas sensações diferentes, de acordo com o momento, lugar e hora. Conseguimos, assim, ter uma experiência profunda, permitindo reviver o dia de outra forma.

Deixo aqui algumas linhas que podem interferir na escolha:

Enquanto que na fotografia, defendo que devemos fazer o nosso trabalho em campo, e posteriormente a edição para complementar, no vídeo, a pós-edição ocupa uma parte muito importante. Acredito que quase tão importante quanto a captação das filmagens no casamento.

Há muitos tipos de edição diferente, e aqui entra o gosto do editor/marca. Deve ser algo que devem avaliar, de acordo com a vossa estética pessoal.

Falando em primeira mão, nos The Storytellers, tentamos manter a nossa edição simples, sempre com o olho atento nos detalhes e nos momentos importantes (a importância de pensar antes da edição, e antecipar cada momento). Recorremos a um estilo cinemático, que caracteriza também o olhar na fotografia, mas gostamos muito da vertente mais alternativa, com algum rock à mistura. A música também desempenha um papel importante nas nossas vidas. Estando ligados à música, essa parte é crucial quando estamos a editar o vosso vídeo de casamento (os Mighty Tellers foram buscar inspiração a algum lado).

Portanto, para responder à questão: sim. Se tiverem oportunidade, escolham ter vídeo no vosso casamento, seja com um ou dois videógrafos.

Não há uma arte melhor do que o outra. Ficarão com dois registos complementares, e com a memória mais real possível.

Sei que é um cliché, mas investirem em algo como Fotografia e Vídeo no Casamento, é de facto um investimento para o resto da vossa vida. Será o último registo, e definitivo. A última memória, não só da alegria e felicidade, mas também do vosso esforço e dedicação durante todo o processo: escolha do espaço ou quinta, design dos convites de casamento, lembranças para os convidados, marcadores e decoração das mesas, livro de mensagens, entre tantos outros (falaremos mais tarde sobre este assunto).

Escolham o fotógrafo ou videógrafo com o qual se identificam, no qual confiam, e se sentem confortáveis. De certeza que não se irão arrepender.

Se tiverem mais interesse em conhecer o nosso trabalho e equipa, contactem-nos.

Somos uma equipa de fotógrafos e videógrafos do Porto, a trabalhar em Portugal, e internacionalmente.

Podem conhecer um bocadinho de nós no vídeo em cima :)


Palavras: Bruno Costa | CEO The Storytellers